Warning: file_get_contents(https://api.hgbrasil.com/weather?woeid=453188&format=json): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /ingadigital/inga/cmtapejara.pr.gov.br/www/index.php on line 25
Câmara de Tapejara
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Desenvolvimento Urbano
 
Programa do Governo será apresentado em evento da ONU
 
10/02/2020
Fonte: AEN-PR
Crédito:

O Programa Ruas do Paraná, que propõe a requalificação das vias urbanas dos municípios, é uma das cinco propostas selecionadas, entre as 97 concorrentes de diversas partes do mundo, para apresentação no WUF10 – Fórum Mundial de Urbanismo, nesta segunda-feira (10), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O programa propõe a requalificação de ruas com conceitos de acessibilidade, mobilidade, eficiência energética na iluminação pública, saneamento e urbanização.

A conferência é realizada pela UnoHabitat, Agência da Organização das Nações Unidas voltada à promoção do desenvolvimento urbano. A apresentação do Programa Ruas do Paraná,  do Serviço Social Autônomo  Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas,  será feita pelo analista de Desenvolvimento Municipal David Piovezan Pierin.

O Ruas do Paraná visa melhorar os projetos de infraestrutura urbana ao estabelecer padrões para o seu desenvolvimento. Entre esses parâmetros estão o uso de tecnologia de ponta na implantação de sistemas de distribuição de energia elétrica e de iluminação, para promover maior eficiência energética; a garantia de acessibilidade, com a implantação de rampas e passagens elevadas; a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a aplicação de pavimentos permeáveis e espaços para o ajardinamento e o escoamento natural da água da chuva; e da implantação de galerias pluviais, sistemas de drenagem e de saneamento. Há também a preocupação com a mobilidade, ao reservar espaços para o tráfego de veículos e para ciclovias.

O programa deverá ter sua plataforma de modelos e informações completa até o final do ano de 2020, o que inclui um projeto piloto com o início de sua implantação previsto para o segundo semestre.

A partir de meados de 2021, com a conclusão das análises dos resultados do projeto teste, o programa será aberto para todos os municípios do estado. O Ruas do Paraná foi inteiramente desenvolvido por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

EVENTO - O WUF tem como objetivos melhorar o conhecimento coletivo sobre o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio das melhores práticas. Durante a edição deste ano, está previsto o lançamento de uma plataforma para facilitar o acesso a investidores a projetos de desenvolvimento urbano. Entre os participantes estão técnicos e gestores públicos e investidores de diversas regiões do mundo.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Tecnologia e cuidados podem ajudar a enfrentar a onda de calor no Paraná
» Governo destaca capacidade de modernização da Copel
» Governo entrega R$ 6,6 bilhões em obras de geração de energia
» Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico
» Copel é eleita a melhor distribuidora da América Latina
» Tecpar apoia empresas para definir política de logística reversa
VER TODAS